domingo, 2 de setembro de 2012

BIOFÍSICA DO CORPO HUMANO

A ENERGIA NO CORPO HUMANO
  
     O consumo de energia por uma pessoa adulta– na forma de alimentos –é de aproximadamente 2.500 kcal por dia. Uma pessoa que pratique atletismo, outro esporte exigente, ou faça trabalho pesado deve consumir bem mais do que isso: umas 4 horas de atividade pesada por dia, como natação, trabalho na agricultura, ou alpinismo pode fazer com que uma pessoa precise comer duas vezes mais do que comeria na ausência dessas atividades. Já crianças ou pessoas de idade avançada e com pouca atividade física consomem bem menos. Em geral, mulheres consomem um pouco menos de energia do que homens. Entretanto, lactantes e grávidas podem precisar de alguma coisa como 300 kcal a 500 kcal a mais por dia para que possam dar conta das exigências adicionais a que estão submetidas. O valor “usual” de 2500 kcal/dia é bastante típico para grande parte dos adultos em atividades também “usuais”.
         Essa energia é usada para manter nosso organismo em funcionamento, como coração, pulmões e os demais órgãos internos, e também para fornecer alguma capacidade de trabalho externo que é feito durante praticamente todo o dia. Em condições de repouso, cerca de 30% da energia é consumida pelos músculos esqueléticos.
        A musculação acelera o metabolismo durante a prática dos exercícios e o corpo consome uma quantidade maior de calorias no treino. A energia gasta não é a reserva de gordura e sim a reserva da energia muscular, que precisa ser reposta. E o que o metabolismo faz? Continua trabalhando no pós-treino para recuperar a energia do músculo utilizando, assim, a gordura de reserva. É desta forma que o organismo continua “queimando” calorias, mesmo parado. A literatura mostra que quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino. Até 15 horas depois, esta taxa continua 7% mais alta. Nas atividades aeróbicas o metabolismo também fica mais rápido na execução dos exercícios e mantém o nível acelerado das reações metabólicas até uma hora depois do término da atividade. Isso significa que o organismo tem um pico no consumo de calorias, providos da reserva de gordura, até uma hora depois da prática aeróbica. Neste período, nossa máquina corporal entende que houve um grande desgaste energético que precisa ser reposto. Uma hora após a prática aeróbica, o metabolismo fica lento para diminuir o gasto de energia e se reequilibrar. Por isso o corpo vai consumir menos calorias no pós-treino.
      Um indivíduo que faz musculação consome mais energia, mesmo quando está em repouso. Quem tem receio do aumento de volume muscular e acha que músculo e emagrecimento não combinam está equivocado. Outra vantagem da musculação, em relação à perda de gordura, é o que chamamos de hipertrofia muscular ou crescimento dos músculos. “Um indivíduo que pratica musculação tem um aumento da massa magra (músculos) e, para mantê-la, terá um dispêndio maior de energia, mesmo quando estiver em repouso”, esclarece Sandro.
FONTES:
1) http://axpfep1.if.usp.br/~otaviano/energianocorpohumano.html
2) http://www.superatletas.com.br/revista-17/fisiologia-do-exercicio

(Unicamp-99) O bíceps é um dos músculos envolvidos no processo de dobrar nossos braços. Esse músculo funciona num sistema de alavanca como é mostrado na figura abaixo. O simples ato de equilibrarmos um objeto na palma da mão, estando o braço em posição vertical e o antebraço em posição horizontal, é o resultado de um equilíbrio das seguintes forças: o peso P do objeto, a força F que o bíceps exerce sobre um dos ossos do antebraço e a força C que o osso do braço exerce sobre o cotovelo. A distância do cotovelo até a palma da mão é a = 0,30 m e a distância do cotovelo ao ponto em que o bíceps está ligado a um dos ossos do antebraço é de d = 0,04 m. O objeto que a pessoa está segurando tem massa M = 2,0 kg. Despreze o peso do antebraço e da mão. (Dado g = 10 m/s2).









a. Determine a força F que o bíceps deve exercer no antebraço.
b. Determine a força C que o osso do braço exerce nos ossos do antebraço.

Resolução:
a) Estabelecendo o equilibrio dos momentos de força (TORQUE)  em relação ao ponto de aplicação no cotovelo , vem:
M (força F) =  M (força P)
F.d =  P.a; Sendo P=m.g ,vem:
F.0,04 = 2.10.0,30
F= 150 N

b) Estabelecendo a Força resultante igual a zero na direção vertical,vem:
F =  P + C
150 = 20 + C
C = 130 N

Nenhum comentário:

Postar um comentário