Valeu FANTÁSTICOS!!! Estamos de volta. Estou recendo muitos
e-mails de todo o Brasil inclusive pessoal de Minas e a Galera de Manaus. Mas,
a qurstão de hoje vai para o futuro médio Isaías Medeiros, aluno de um geande
colégio de Natal-RN.
Hoje vamos trabalhar a Física e a Química do AIR BAG de modo
a atender as Ciências da Natureza do Enem. Antes vamos a uma equena introdução:
Airbag, também
conhecido por bolsa de ar ou almofada de ar[1], é um componente de segurança
dos carros, que pode ser usado em algumas máquinas industriais e em robôs de
pesquisa, que funciona de forma simples: quando o carro sofre um grande
impacto, vários sensores dispostos em partes estratégicas do veículo (frontal,
traseiro, lateral direito, lateral esquerdo, atrás dos bancos do passageiro e
motorista, tipo cortina no forro interno da cabina) são acionados emitindo
sinais para uma unidade de controle que por sua vez checa qual sensor foi
atingido e assim aciona o airbag mais adequado.
Este dispositivo é
constituído de pastilhas de nitrogênio que são acionadas por uma descarga
elétrica pela central eletrônica dentro de um balão de ar muito resistente, que
é o próprio Airbag; este, por sua vez, se enche rapidamente, amortecendo assim
o choque e evitando que motorista e passageiros sofram danos físicos
principalmente no rosto, peito e coluna. Para evitar o asfixiamento, o Airbag
vai perdendo pressão após o acionamento.
(UFRN -ADAPTADA) Os
airbags são um adicional ao cinto de segurança em reduzir a chance de que a
cabeça e a parte superior do corpo de um ocupante bata em alguma parte no
interior do veículo. Eles também ajudam a reduzir o risco de lesões graves,
distribuindo as forças da batida mais uniformemente ao longo do corpo do
ocupante.
A figura abaixo
mostra dois gráficos da variação temporal da força que age sobre a cabeça de um
boneco de massa m = 50 kg que foi colocado no lugar do motorista.
Os dois gráficos foram registrados em duas
colisões de testes de segurança. A única diferença entre essas colisões é que,
na colisão I, se usou a bolsa e, na colisão II, ela não foi usada.
Atenda as
solicitações seguintes:
a) Determine o impulso exercido em cada uma das situações.
b) Qual a velocidade do veículo imediatamente antes do
impacto
c) Muitos compostos
químicos sofrem decomposição rápida quando aquecidos. Essa propriedade pode ser
aproveitada para finalidades diversas como, por exemplo, a decomposição térmica
do NaN3, que é aproveitada para inflar os sacos de ar ("air bags")
nos automóveis quando uma colisão acontece. A decomposição do NaN3 leva à
produção de grande quantidade de gás, de acordo com:
2NaN3(s) ⇒ 2Na(s) + 3N2(g)
Supondo-se que 65g de NaN3 são usados em um "air
bag", Determine a quantidade de gás produzida a 27°C (300 K) e a 1atm .
Dado: Massas molares (g/mol): Na = 23; N = 14.
Solução:
a) O impulso é
numericamente igual a área de cada figura:
Situação 1 :
I =4.400/ 2 = 800 N.s
Situação 2:
I= 2.800/2 = 800 N.s
Percebe-se que
o impulso é o mesmo , com ou sem air bag, visto que , ele é igual a variação do
momento linear do veículo, produto da massa pela variação de velocidade que permanecem constantes em ambas as
situações ( de acordo com o enunciado)
b) Como o impulso é igual a variação do momento linear e
considerando que vf = 0 ( pára após a colisão) , vem:
I = m. (vf - vi)
800 = 50. (-vi)
vi = -16 m/s
Em módulo : Vi = 16 m/s ou, em km/h(x 3,6), Vi = 57,6
km/h
c)
Calculando as massas moleculares , vem:
2NaN3(s) ⇒
2Na(s) + 3N2(g)
128g 84 g
65 g m
m= 42,65 g
Mas: n = m/M : n =
42,65 / 28 : n = 1,5
Portanto: PV = n. R .
T
1.V
= 1,5
.0,082. (300)
v =
36,9 litros
qual o referencial teórico que o senhor utilizou?
ResponderExcluirJusto o que procurava sobre airbag
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