terça-feira, 15 de janeiro de 2013

POLUIÇÃO E CIÊNCIAS DA NATUREZA


(UFBA 2010) Milhares de atratores luminosos ou bastões de luz (lightsticks) são descartados na costa brasileira por navios que utilizam a técnica de pesca conhecida como espinhel — linha resistente com grande quantidade de anzóis enfileirados. Os atratores são bastões de plástico transparente que contêm um líquido oleoso colorido
cujos componentes são perigosos para muitos organismos, inclusive o do ser humano. A exposição de células em cultura a esse óleo causou alterações em proteínas e no material genético (DNA), prejudicou funções celulares e levou parte delas à morte.A curiosidade e a luta pela sobrevivência levaram pescadores e catadores de lixo a “inventar” novos usos para esse material, como formicida, óleo para bronzeamento
ou massagem e remédio para dores nas juntas, inflamações e vitiligo. Essas práticas trazem sérios riscos à saúde dos usuários, já que o líquido dos bastões, além de tóxico para as células e o DNA, pode provocar alergias e mutações. O uso do conteúdo dos atratores luminosos como bronzeador pode levar a processos
inflamatórios e a envelhecimento precoce e a desenvolvimento de câncer de pele, incluindo o temido melanoma. A exposição de células do fígado (mantidas em cultura) a um volume mínimo (0,25 microlitro) do líquido extraído de atratores luminosos usados, dissolvido em 20 mililitros do meio de cultura, levou 20% dessas células à morte após 16 horas. (BECHARA et al., 2009, p. 43-48)


Os conhecimentos da Física, da Química e da Biologia associados às informações do texto
permitem afirmar:

(01) A emissão de luz pelos átomos das moléculas de substâncias luminescentes está associada  ao movimento de elétrons de camadas de maior energia para as de menor energia.

Verdadeira: De acordo com o modelo de Bohr, quando um elétron salta de uma camada de maior energia para outra de menor energia, ele emite um fóton com energia E dada por : E= h.v , onde E é a diferença de energia entre as duas camadas, h é a constante de Planck e v é a frequência da luz emitida.

(02) Os raios de luz emitidos por atratores luminosos que se propagam perpendicularmente à superfície de separação água-ar mudam de direção.

FALSO: Na incidência normal ( raio de luz perpendicular a superfície de separação) não ocorre mudança de direção da luz.



(04) A interseção entre raios de luz provenientes de dois atratores luminosos ocorre mantendo as direções de propagação dos raios que se cruzam.

VERDADEIRO: De acordo com o princípio da independência dos raio de luz,quando ocorre cruzamento entre eles, não ocorre mudança na direção de propagação.


(08) O salicilato de sódio, catalisador da principal reação química que ocorre nos atratores luminosos,é um éster que promove o aumento da energia de ativação da reação.

FALSA: Sendo um catalizador,diminui a energia de ativação da reaçao,aumentando a velocidade da reação

     Salicilato de sódio é um sal de sódio do ácido salicílico. Pode ser preparado do fenolato de sódio e dióxido de carbono sob alta temperatura e pressão.
    É usado em medicina como um analgésico e antipirético. Salicilato de sódio também atua como uma droga anti-inflamatória não esteróide (do inglês non-steroidal anti-inflammatory drug NSAID), e induz apoptose em células cancerígenas  e também necrose . É também um potencial substituidor da aspirina para pessoas sensíveis a ela.

(16) O ácido ftálico, C6H4(COOH)2, substância da qual deriva o solvente viscoso dos bastões de luz, é um diácido que apresenta núcleo benzênico na estrutura molecular.

VERDADEIRA: O ácido ftálico ou ácido benzenodicarboxílico consiste num ácido dicarboxílico, aromático, de fórmula química C6H4(COOH)2. Existe sob a forma de três isómeros: orto (o), meta (m) e para (p). O ácido o-fálico, designado correntemente apenas por ácido ftálico, obtém-se em grandes quantidades por oxidação do naftaleno com oxigénio do ar na presença de vanádio, como catalisador, sob a forma de anidrido ftálico (C6H4(CO)2O), que se dissolve em água e em meio ácido precipita na forma de ácido ftálico.
O ácido ftálico e o seu anidrido utilizam-se no fabrico de corantes e de resinas sintéticas.
O ácido p-ftálico (ácido tereftálico) utiliza-se na produção de poliésteres, quer na forma de fibras (terylene, tergal, trevira), quer na forma de filmes (mylar).



(32) Alterações em proteínas podem ser consequência de erros de informação genética que se evidenciam na cadeia polipeptídica, durante o processo de tradução.

VERDADEIRA:  Em biologia, tradução é o nome dado ao processo biológico no qual a sequência nucleotídica de uma molécula de mRNA (RNA mensageiro)é utilizada para ordenar a síntese de uma cadeia polipeptídica com sequência de aminoácidos que determinada uma proteína.
Neste processo, moléculas de RNA transportador (tRNA) operam a tradução reconhecendo as seqüências nucleotídicas do mRNA e correlacionando-as com a sequência que corresponde a determinados aminoácidos. A molécula que fornece a informação genética a ser traduzida é o RNA mensageiro. Este contém uma sequência de nucleotídeos que é lida, pelo RNA transportador (que possui uma série de anticódons) de três em três bases. Cada trinca de bases do RNA mensageiro representa um códon e está relacionada a um aminoácido específico. A inserção de aminoácidos na cadeia polipeptídica crescente ocorre na mesma ordem em que os seus respectivos códons aparecem na molécula de RNA mensageiro.
Na célula a tradução é processada em estruturas chamadas de ribossomas, que posicionam corretamente RNAs transportadores com RNAs mensageiros e catalisam as ligações peptídicas entre aminoácidos para a síntese de proteínas. Os ribossomos são compostos por duas subunidades e agem de maneira a percorrer a totalidade da cadeia de RNA mensageiro. O papel do RNA transportador nesse processo seria o de conectar os códons do RNA mensageiro com os devidos aminoácidos espalhados pelo citoplasma. Ao efetuar tal processo, o ribossomo fará a ligação peptídica entre os códons trazidos pelo RNA transportador, gerando a fita protéica.


(64) Danos no DNA humano são sempre irreversíveis devido à inexistência de enzimas que promovem o reparo no segmento alterado

VERDADEIRA:  Células não podem tolerar danos no DNA que comprometam a integridade e a acessibilidade das informações essenciais do Genoma (mas, células remanescem superficialmente funcionais quando os então chamados genes não-essenciais são perdidos ou danificados.). Dependendo do tipo de dano infligido na estrutura duplo-helicoidal de DNA, uma variedade de estratégias de reparo tem sido envolvidos para restaurar informações perdidas. Como modelos de restauração, as células utilizam uma fita complementar não modificada de DNA ou do cromossoma-irmão. Sem acesso a informação modelo, o reparo de DNA é propenso a erros (mas isso pode ser uma via padrão: muitos danos na fita dupla nas células de mamíferos, e.g: são reparados sem ajuda de um modelo; veja a frente).
   Danos ao DNA alteram a configuração espacial da hélice e tais alterações podem ser detectadas pela célula. Uma vez o dano seja localizado, moléculas específicas de reparo de DNA são enviadas ao local e se ligam à região ou nas proximidades do local do dano, incluindo outras moléculas para ligar e formar um complexo que habilita o reparo a agir no local. Os tipos de moléculas envolvidas e o mecanismo de reparo que é mobilizado depende:

-Do tipo de dano no DNA que está em jogo
-Se a célula entrou no estado de senescência
-A fase do ciclo celular que a célula esteja

Nenhum comentário:

Postar um comentário